Pesquisar
Close this search box.

Fogo no Pantanal: animais queimados e ar irrespirável

Fogo no Pantanal: animais queimados e ar irrespirável

O Pantanal está queimando. E muito. Confira nas imagens enviadas para a Ecoa de comunidades e grupos diretamente impactados.

Os incêndios continuam. Fogo que agora se espalha para próximo da comunidade de Porto Esperança, localizada a 70 km do município de Corumbá/MS, que durante o amanhecer de segunda-feira, 28/10, avistou na escola local macacos fugindo. Fogo que também consome os pés de acuri (Attalea phalerata), onde os/as moradores/as realizam a colea do fruto. E o ar… irrespirável. Confira o registro de moradora da comunidade de Porto Esperança, Natalina Mendes enviado para a Ecoa.

Em Miranda/MS, o presidente da Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda (APAIM), Liezé Francisco Xavier, conta que, na região, o fogo chegou, aproximadamente, a 50 metros das casas e os próprios moradores precisaram conter, antes que os atingisse. Ele diz que só conseguiram porque, recentemente, fizeram um curso de combate à incêndios realizado pela Marinha. As crianças e os recém-nascidos foram levados de carro para lugares mais distantes da fumaça e as famílias chegaram a ficar até 3 horas dentro dos veículos. Liezé também conta que o fogo destruiu seus apiários, fonte de renda para as famílias.

Perguntamos sobre os novos incêndios no Pantanal: “A gente não sabe dizer quem, mas sabemos que é um incêndio provocado. São vários focos ao mesmo tempo, concentrados numa só área”, afirma Fabio Catarineli, coordenador da Defesa Civil de MS. Seria um “Dia do Fogo” articulado como na Amazônia?

A Ecoa continua a acompanhar a situação das queimadas no Pantanal diretamente. #QueimadaMata é uma campanha permanente.

Fonte: ECOA

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia.GRATIDÃO!

loja Xapuri camisetas

 

E-Book Por Um Mundo Sem Veneno

COMPRE AQUI


 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 112
REVISTA 109
REVISTA 110
REVISTA 111
REVISTA 108
REVISTA 107
REVISTA 106
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes