Formosa Paixão!
Formosa, nosso lugar, nossa amada casa, o local onde fica a sede da Xapuri, faz aniversário em 1o de agosto. Para celebrar, compartilhamos a letra da música Formosa Paixão, produzida por Zezé Weiss e Chico Filho, na madrugada do dia 06 de maio de 2011:
Formosa, Lagoa Encantada
Paranã, Esperança, Cerrado
Araras, Bisnau, Andorinhas
Lajedo Alagado
Itiquira, Fartura das Águas
Povo antigo, Crixás, Quilombolas
Lago Azul, Sóis, Luas, Auroras
Arrebol Dourado
Formosa
Janela de Sonhos
Bola, Lobeira, Viola
Formosa Paixão!
ALGUNS DADOS HISTÓRICOS SOBRE FORMOSA
Pra quem é de outra região, segue um pouco mais de informação sobre Formosa:
– Formosa é um município do nordeste goiano. A sede do município está localizada a cerca de 80 km de Brasília e a 280 de Goiânia, capital do estado de Goiás.
– Sua população, segundo o Censo do IBGE (2010), é de 97.903 habitantes. Quem mora por aqui sabe que já passamos muito dos 100 mil.
– Nossa cidade surgiu em meados do século XVIII, quando Goiás fazia parte da Capitania de São Paulo.
– A região onde o Arraial dos Couros foi erigido já havia sido habitada por ameríndios, há pelo menos 4 milênios antes da nossa era.
– Segundo a lenda, seus primeiros habitantes foram os moradores do Arraial de Santo Antônio, no vale do Paranã, que migraram para o novo local depois de uma forte epidemia de malária. O povoado foi primeiro batizado de Arraial dos Couros, em homenagem aos viajantes que acampavam no local para vender couro e sal.
– Contrariando a lenda, não havia casas cobertas de couro. Os couros e as peles dos animais eram produtos muito valiosos, usados para o comércio (somente em situações excepcionais, o comerciante os utilizava como cama). No final do século XIX, as casas do povoado eram cobertas de capim, ou com folhas de coqueiro.
– A primeira rua de Formosa foi a Rua dos Crioulos, hoje Rua Jesulino Malheiros.
– A criação do município de Formosa deu-se em 1 de agosto de 1843.
Fonte: Dados históricos extraídos do livro “Album de Formosa”, obra póstuma do escritor formosense Alfredo Nasser, por Zezé Weiss.
Respostas de 3
Amor a nossa cidade deFormosa.
Que nos abrigou.
Nos educou.
Fincou nossas histórias.
E onde cresceram nossos filhos.
Pedaço de chão
No sertão.
Transforma corações e destinos.
Formosa Paixão!
Manda seu poema pra gente publicar!