França proíbe venda de frutas em embalagens plásticas

Chega de plásticos! França proíbe venda de frutas e verduras em embalagens plásticas

Seguindo o exemplo da Espanha, a França baniu as embalagens plásticas de frutas e verduras. O objetivo é reduzir a produção de plásticos que são utilizados apenas uma vez, contribuindo para a poluição do meio ambiente.

Por Jéssica Miwa

Verduras e frutas já podem ser encontrados nos supermercados livres de plásticos desde janeiro de 2022. Entre elas: alho-francês, curgetes, berinjelas, pimentos, pepinos, batatas e cenouras, tomates redondos, cebolas e nabos, couves, couves-flores, abobrinhas, pastinagas, rabanetes, alcachofras, tubérculos, maçãs, peras, laranjas, kiwis, limão, frutas cítricas, ameixas secas, melão, abacaxi e manga.

Atualmente há algumas exceções à lei, tais como framboesas, morangos, mirtilos e sementes germinadas (como alfafa, lentilha e soja), mas até junho de 2026 a lei será aplicada para todas as frutas e verduras. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Agricultura e Finanças, o intuito é retirar de circulação, por ano, um bilhão de embalagens plásticas, graças à nova medida vigente.

A França foi também o primeiro país do mundo a proibir a venda de pratos e talheres descartáveis – dando exemplo mundial de políticas públicas sobre o tema. Que o mesmo aconteça agora!