Pesquisar
Close this search box.
Frango

Frango biológico: Um alimento mais saudável e sustentável

Frango biológico: Um alimento mais saudável e sustentável

Na Europa, cresce a demanda pelo frango criado de forma mais natural.

O frango biológico é criado em campos de agricultura biológica e alimentado com produtos biológicos. Tem um sabor original, com grande valor nutritivo. Em Portugal usam a raça Lusitana, ao ar livre. Mesclam 75% de raça comercial e 25% de autóctone como a preta portuguesa e raça amarela. O pinto tem que chegar no máximo com três dias e durante três meses bica e come ração biológica elaborada no próprio sítio. Entre as exigências para certificar, não se pode ter mais de 580 frangos/ha.

Se você gosta do mundo rural, já tem ou tem acesso a alguns hectares, pode produzir milho biológico e com pouco capital constrói uns abrigos e adquire pintos e ração. Tenha seis abrigos em madeira, delimitados e sem qualquer tipo de contato entre eles. É para evitar a propagação de doenças. Os abrigos servem para colocar as galinhas à noite, livres de predadores. Elas bicam no campo de dia. A ração biológica é cara, vem do Sul. É raro encontrar um matadouro artesanal, biológico. É preciso, junto com outros produtores, obter a autorização para um matadouro artesanal. Mas é rentável.

O frango bio é mais caro pois cresce em três meses, enquanto o outro cresce num mês. A ração à base de granulado de cereais e soja, e a água é tratada. O frango biológico custa o triplo do outro. Mas é sa-bo-ro-so!

Famílias devem juntar-se para promover o frango de excelência embalado a vácuo para lojas e restaurantes gourmet. Uma marca bem soante no Norte da Europa cria valor e concorre com as importações da Turquia. A melhor forma de lá chegar é pelas páginas das associações gourmet e feiras bio daqueles países. Na Alemanha, Holanda e Suécia há muitos restaurantes bio onde pode vender. Há vários distribuidores na França e em Rotterdam. Nos EEUU a rede CHIPLOTLE, de comida tipo mexicana, com 1800 lojas e US$46bi de faturação, prefere esse frango.

[authorbox authorid=”” title=”Sobre o Autor”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 115
REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes