Isolados Ou Dizimados: Originários Em Risco De Extinção
LIVE SOLIDÁRIA – 01/02/2022 – RESUMO
Em papo reto, como diz nossa cacica Zezé Weiss, a jornalista Ana Paula e o líder indígena Beto Marubo colocam no ar a situação de violações de direitos que enfrentam os povos indígenas no atual governo, sejam eles isolados, autônomos ou de recente contato ou povos em contexto urbano, o que temos , sobretudo são povos originários desamparados.
‘’A mídia alternativa tem sido importante espaço para esse povo que não possui representantes”, destacou Beto Marubo, que agradece às organizações como APIB, ISA, COIAB, CIMI e aos militantes de causas ambientais que fazem ecoar o pedido de socorro para que esses povos não sejam extintos.
Marubo diz de seu orgulho por se dedicar por mais de 10 anos à luta e resistência indígena e espera retornar para proteger os parentes isolados do Pará, do Acre, Rondônia e de todo o país.
Ana ressalta que a desigualdade social aumentou. Os povos indígenas se tornaram escravos de um governo genocida, pondera que o ano será difícil, algumas ações serão imprescindíveis, e vê esperança para a luta através da eleição com justiça e democracia.
Cada um de nós pode apoiar essa importante causa. Divulgar o que vem acontecendo é essencial.
Marubo nos alerta que a FUNAI deixou de cumprir seu papel de proteção aos povos originários e, trocou de lado. Hoje, existem funcionários que estão contra os povos indígenas.
A FUNAI foi criada para proteger e implementar políticas públicas de proteção aos povos indígenas e ao seu território, mas o que os indígenas estão passando é um genocídio.
O governo cumpre o que prometeu em campanha e mais, não só deixou de demarcar terras para os povos indígenas, como faz vista grossa para fazendeiros, ruralistas, para o agronegócio retrógrado, garimpeiros e todo o mal que podemos acompanhar: bombas de gás lacrimogêneo, invasões, doenças, o saque e o massacre dos povos e das terras indígenas.
Ajude: www.isoladosoudizimados.org.br
[authorbox authorid=”” title=”Sobre a Autora”]