Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Movimento (em homenagem ao Jaime)

Movimento (em homenagem ao Jaime)

Por Antônio Carlos Queiroz – ACQ

 Da minha longa e animada convivência com o Jaime Sautchuk, cito dois episódios relevantes:

Ainda sob censura prévia, a edição 132 do jornal Movimento, de 9 de janeiro de 1978, deu na capa um retrato crispado do candidato do general Geisel à sucessão presidencial, João Baptista de Oliveira Figueiredo. Debuxado e debochado pelo genial Jaime Leão, o semblante, acompanhado da manchete “Por que Figueiredo?”, repercutia o anúncio da candidatura naquela semana.

Para esquentar as vendas, o Movimento mandou 500 cartazes com a figura para Brasília. Cabia a mim, chefe do departamento de vendas da sucursal, providenciar a colagem do material onde fosse possível. Como o Sautchuk assinava a matéria de abertura da edição, achei natural convidá-lo para me ajudar. Topou sem titubeio.

No começo da noite daquela mesma segunda-feira, fui para a sua casa cozinhar três baldes de grude de polvilho de mandioca. Lotamos o carro dele com a cola, os pincéis e os cartazes, e viramos a noite atacando cada parede, muro e ponto de ônibus mais chamativo que encontrávamos pela frente, na Asa Sul, Setor Comercial Sul, Conic, imediações da Rodoviária, parte da Asa Norte, incluindo as entradas da UnB. Anos depois a gente ainda topava a cara de cavalo do Figueiredo nos ameaçando.

Na campanha de 1982, o Jaime encomendou um enorme retrato de três metros por dois em alto contraste do nosso candidato a deputado federal por Goiás, o Aldo Arantes. Como eu era o magricela da turma, ele me pediu para trepar numa escada de 12 metros, quatro andares de altura, sem equipamento de segurança, com o cu na mão, para colar o cartaz na fachada do Edifício Alvorada, Setor Comercial Sul. Durante anos o dazibao ficou visível de longe para quem vinha da Rodoviária em direção à Asa Sul.

Antônio Carlos Queiroz – ACQ


Salve! Taí a Revista Xapuri, edição 82, em homenagem ao Jaime Sautchuk, prontinha pra você! Gostando, por favor curta, comente, compartilhe. Boa leitura !

[3d-flip-book id=”97806″ ][/3d-flip-book]


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia.GRATIDÃO!

loja Xapuri camisetas

 

E-Book Por Um Mundo Sem Veneno

COMPRE AQUI

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

CAMPANHAS

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
REVISTA 106
REVISTA 105
REVISTA 104
REVISTA 103
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

CHICO MENDES 35 ANOS – EMPATE DE RETOMADA

Há 35 anos, Chico Mendes foi silenciado, mas sua luta ecoa até hoje. Quer saber como você pode fazer parte dessa história?

💪🏼Chico Mendes foi um líder inesquecível, assassinado por defender nossas florestas e os povos que nelas vivem. Seu legado enfrentou ameaças, mas agora é a hora da virada. É o momento do “Empate de Retomada”, uma nova fase na luta pelas conquistas e ideais de Chico.

👉🏻Para fazer esse empate acontecer, precisamos mais do que nunca da sua parceria e contribuição. DOE AGORA! Seja parte dessa retomada!