LOGO BRANCA XAPURI
Pesquisar
Close this search box.

Pólvora, fumaça e pato frito: O G7 sob o signo do fogo

Pólvora, fumaça e pato frito: O G7 sob o signo do fogo

Por Mandacaru

A reunião dos sete países mais ricos do mundo aconteceu sob o signo do fogo, neste fim do mês do cachorro louco. Já há alguns meses, o tom crescente da guerra comercial entre EUA e China traça uma rota perigosa, passando por guerra tarifária e cambial – com consequente aumento de preços em escala global. Como os indicadores já apontam o estouro de uma crise econômica mundial pra os próximos meses, este tipo de disputa piora muito a situação e solta no ar o cheiro de pólvora.

Antes da guerra, tudo pode acabar em incêndio

Além do cheiro de pólvora, o G7 aconteceu em meio à fumaça densa do maior incêndio florestal já registrado na história da humanidade. Em ação coordenada de fazendeiros, garimpeiros e madeireiros, a floresta amazônica queima desde o dia 11 de agosto. Uma das lideranças do ato terrorista afirmou (segundo o Jornal da cidade de Novo Progresso) que eles estão movidos pelas palavras do Presidente Bolsonaro.

A culpa é de quem?

No ano 64 D.C., o imperador Nero provocou um incêndio em Roma, destruindo quase toda a cidade. Responsabilizou, então, os alvos prediletos de suas próprias teorias conspiratórias: os subversivos cristãos! Na Alemanha de 1933, grupos nazistas incendeiam a Câmara de Deputados e Adolph Hitler culpa os comunistas.

Ah, claro, foram as ONGs!

No Brasil atual, o Presidente Bolsonaro tentou acabar com o Ministério do Meio Ambiente, asfixiou a fiscalização ambiental, cortou a verba do Ibama, incentivou o avanço do agronegócio nas áreas de reserva. Mas quando os fazendeiros, movidos pelas palavras dele, realizam uma queimada coordenada descomunal, em um vasto território da floresta amazônica, de quem é a responsabilidade? Segundo o Bolsonaro: a culpa é das ONGs ambientalistas europeias!

Por falar em Europa

O Presidente da França, Emmanuel Macron, foi imperativo: a Amazônia precisava estar na pauta da reunião do G7, o Brasil precisa sofrer sanções econômicas e o acordo com o Mercosul, revisto. O primeiro ministro inglês, Boris Johnson, já disse que concorda plenamente. A Alemanha já estava o Bolsonaro atravessado na garganta, mesmo. Vem chumbo grosso pra cima do mito.

Os dois lados estão certos e errados

Quando acusam o outro lado, tanto Bolsonaro quanto as potências europeias acertam. O Bolsonaro mentiu, mesmo, sobre sua disposição em preservar o meio ambiente. O interesse da Europa é muito mais econômico do que ambiental, mesmo. Mas quando se arvoram a defender a si próprios, tanto as potências europeias quanto Bolsonaro mentem fragorosamente.

É a economia, idiota!

Bolsonaro, que tanto falou em acabar com o viés ideológico, governa com o fígado, baseado em teorias da conspiração. Tentou repetir nas relações internacionais a estratégia de reafirmação da bolha bolsonarista, e deu de cara com as perdas econômicas. Já acusa até a conservadora alemã Ângela Merkel de “comunista”.

Apanha de cima, bate nos de baixo

Enquanto prepara o couro pra apanhar do G7, Bolsonaro desconta a raiva constrangendo publicamente o pato-frito da Justiça, Sérgio Moro. O Mito quer mudar o comando da Polícia Federal, coincidentemente onde estão investigando o primeiro-filho Flávio Bolsonaro. Diante da pergunta: mas não é da alçada do ministro da Justiça? Bolsonaro não teve dúvida: “quem manda sou eu e pronto!”. Entendeu, Moro? Lembra da carta branca prometida, no Ministério da Justiça? Era fakenews!

Abalou a relação

Os veículos de comunicação que têm ligação com Sérgio Moro demonstram que o ex-juíz e ex-superherói está magoado com o chefe. O tom é “presidente, em vez de constranger, demita logo”. Outro sinal nítido é a posição do Robin – quer dizer: do Deltan Dalagnol. O menino prodígio partiu pra cima do Bolsonaro, dizendo que o Mito se afasta cada vez mais da luta contra a corrupção. Se afasta agora? Santa ingenuidade, Barrichelo!

Como disse o poeta

“Que mentira, que lorota boa”

Fonte: Pau de Atiradeira


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

PHOTO 2021 02 03 15 06 15

E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

Capa Lula a verdade 1
 

 

Block

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 115
REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes