Pesquisar
Close this search box.

Presidente francês enquadra presidente brasileiro no G20

Presidente francês enquadra presidente brasileiro no G20

Sessões do G20 não começaram, mas críticas à política climática do Brasil já tomam espaço

Por Giovanna Galvani/Carta Capital

Depois de ter rebatido Angela Merkel, chanceler alemã que afirmou querer uma ‘discussão clara’ com o presidente sobre desmatamento, o presidente Jair Bolsonaro foi agora enquadrado pelo presidente francês, Emmanuel Macron: “Se o Brasil deixar o Acordo de Paris, no que nos diz respeito, não poderemos assinar um acordo comercial com eles”.

A declaração foi feita a repórteres no Japão antes de uma reunião do G20, e diz respeito ao acordo comercial que visa firmar um pacto entre a União Europeia e o Mercosul – no qual estão inclusos Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Se bem-sucedida, a negociação dará origem a um dos maiores acordos de livre comércio do mundo, com mais de 770 milhões de consumidores.

 

Macron ainda mencionou que o uso de agrotóxicos influencia no andamento das negociações. “Estamos pedindo aos nossos agricultores que parem de usar pesticidas, estamos pedindo a nossas empresas que produzam menos carbono, que tenha um custo de competitividade”, disse o francês. “Então, não vamos dizer de um dia para o outro que vamos permitir a entrada de produtos de países que não respeitem nada disso”.

Na terça-feira 24, 340 ONGs europeias e sul-americanas, incluindo o Greenpeace e a Friends of the Earth, pediram à UE que “pare imediatamente” as discussões “por causa da deterioração dos direitos humanos e da situação ecológica no Brasil” desde a posse em janeiro do presidente Jair Bolsonaro.

Em 2018, UE e Mercosul comercializaram quase 88 bilhões de euros em mercadorias. Os países da América do Sul exportaram, principalmente, seus produtos agrícolas, e os europeus, seus produtos industriais e farmacêuticos.

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 115
REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes