Pesquisar
Close this search box.

A ponte que liga a História Social

A ponte que liga a História Social 

O tempo não constrói pontes. Quem constrói ponte é o homem, que está no tempo. O tempo não é nem velho e nem mesmo novo, ele é agora. Este momento é um tempo no qual estou vivendo. Mas este instante não seria outro, visto que vivo no presente e não no passado ou no futuro.

Por Padre Joacir D´Abadia 

Posso até viver, e vivo do passado, porém, do passado é impossível alguém voltar.  Também não é difícil fazer menção ao futuro, no entanto, estar no futuro é algo completamente impossível, ao passo que chegar em um futuro que foi por mim “estabelecido” ele já se me é presente. O homem, todavia, vive no presente.

A ponte é esta engenhosidade que liga uma extremidade à outra. Ela pode ser -na memória – uma ideia que liga o homem ao seu passado.  Assim sendo, o homem se comunica com sua história. E pode reviver bons momentos do passado. O que não acontece é retomar ao tempo no qual já se viveu.

A história é, pois, uma ponte que está na memória de cada pessoa, possibilitando-a  reviver acontecimentos inusitados em um tempo determinado, com pessoas e coisas.  Daqui se observa que não se tem uma história sem  o contato com toda a realidade circundante.  Por isso nunca estamos sós.  Existimos sempre em contato “com”.  Estamos em contato com o tempo, com nós mesmos, com nossa história, com as coisas que existe e, principalmente, estamos em contato com o Oculto.

O tempo não destrói o meu tempo. Ele destrói-me porque tenho um tempo muito breve nele. Eu, antes não estava nesta realidade marcada pelo tempo,  agora, sou parte desse que já estava bem antes da minha existência, e outro dia não serei mais desse tempo, que me abarcou quando comecei a existir.

Contudo, o que acontecerá com o tempo depois que dele eu sair? Ele vai continuar tal e qual é. Assim, comigo ou sem minha existência, o tempo continua inalterado, mas eu sem o meu tempo não sou.

Quando uma pessoa morre, pode-se dizer que ela não tem mais o seu tempo, ela saiu desta realidade temporal, ou seja, marcada pelo tempo. Uma pessoa que morre constrói história? Sim. Mas não uma história que a possibilite reviver momentos passados (ela já saiu desta realidade temporal). A história que e faz é uma história na vida de  uma outra pessoa. Esta revive o tempo daquela pessoa que morreu através de uma obra, fato, acontecimento, ou outros meios.

A história de cada pessoa é construída por ela mesma. A pessoa é autora de sua história. Ela faz história estando inserida no percurso da história universal, ou seja,  da história social. A história que a pessoa realiza na vida é uma realidade sua. Porém, na história social, a pessoa não é autora de sua história. Isso porque os processos pelos quais a pessoa passa na história social  é, para ela, muitas vezes um percurso inconsciente. Desta forma, a  pessoa não tem consciência – de início- da história social na qual está inserida, visto que há realidades da nossa história que fogem ao nosso controle, a saber: o país, a cultura, a família, a classe social, o nome, o sexo, a religião, etc.

É notório aqui que a pessoa é autora de sua história, mas não de sua história social. A história de cada pessoa é a ponte que liga a história social. Assim, com efeito, pela história social  a pessoa percebe que está num tempo, mas é livre para determinar o tempo de seu tempo.

 

 

 

 

 

 

Padre Joacir Soares D´Abadia – Pároco de Alto Paraíso de Goiás. Filósofo. Escritor. Articulista e Especialista em Docência do Ensino Superior.  Membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano – Alaneg, e da Casa do  Poeta Brasileiro – Seção Formosa. As imagens são artista Lucio Kansuet.

NOTA DA REDAÇÃO: A Revista Xapuri não endossa, necessariamente, as opiniões do Padre. 

Block

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto em nossa loja solidária (lojaxapuri.info) ou fazendo uma doação de qualquer valor via pix ( contato@xapuri.info). Gratidão!

 
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes