Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Tupinambá e o grito ancestral pela defesa da Amazônia

Tupinambá e o grito ancestral pela defesa da Amazônia

Retomada do território e de sua cultura ancestral! Esse é o desejo dos aguerridos tupinambá do Baixo Tapajós, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, oeste do Pará. Nada mais digno e necessário, em um país perversamente em estado de colonização, de destruição dos direitos dos povos originários. Em 2021, no quarto Encontro Ancestral, mais do que nunca, os Tupinambá da Amazônia deixaram claro que estão dispostos às últimas consequências por sua ancestralidade, por sua sobrevivência, por seu território, pela floresta…

Por Leonardo Milano/ via Jornalistas Livres

 

Os tupinambá da região estão distribuídos por 21 aldeias na margem esquerda do Rio Tapajós, no município de Santarém. Anualmente os indígenas realizam o Grito Ancestral, que tem a finalidade de valorizar a cultura tupinambá, além de definir estratégias de gestão do território. Convidados pelos tupinambá, outros povos também participam do encontro, como os Borari, os Kumaruara, e outros.

Durante o encontro, também é realizado uma ação chamada de “Pau da Letra”, que consiste na abordagem de balsas que trafegam pelo Rio Tapajós, transportando soja, madeira, minérios, areia e outros produtos. Os indígenas sobem nas balsas, e estendem faixas com mensagens ambientalistas e de defesa dos povos originários. A ação é pacífica.

Raquel Tupinambá, a mais jovem cacica da região, diz que os tupinambá estão vivendo um forte processo de reorganização e retomada de sua cultura e de seu território. Pautas como educação escolar e saúde indígena são temas prioritários, além da ocupação de espaços de poder. A jovem cacica explica que o Pau da Letra é uma ponta de praia estratégica, onde os antepassados abordavam embarcações dos invasores colonizadores, durante a cabanagem, uma revolta popular ocorrida entre os anos de 1835 e 1840. Os cabanos eram compostos por indígenas e ribeirinhos que, cansados das injustiças a que eram submetidos, se rebelaram contra o governo regencial.

Veja a cobertura do Grito Ancestral de 2020

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

CAMPANHAS

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
REVISTA 106
REVISTA 105
REVISTA 104
REVISTA 103
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

CHICO MENDES 35 ANOS – EMPATE DE RETOMADA

Há 35 anos, Chico Mendes foi silenciado, mas sua luta ecoa até hoje. Quer saber como você pode fazer parte dessa história?

💪🏼Chico Mendes foi um líder inesquecível, assassinado por defender nossas florestas e os povos que nelas vivem. Seu legado enfrentou ameaças, mas agora é a hora da virada. É o momento do “Empate de Retomada”, uma nova fase na luta pelas conquistas e ideais de Chico.

👉🏻Para fazer esse empate acontecer, precisamos mais do que nunca da sua parceria e contribuição. DOE AGORA! Seja parte dessa retomada!