Um salve para o Curupira, o guardião da floresta
Curupira (do tupi curu, curumin – menino, e pira – corpo), ou Currupira, ou Caboclinho, ou Caipora (do Maranhão até o Espírito Santo), é um ente fantástico que habita o imaginário das matas brasileiras como o grande guardião de uma floresta, onde quer que ela exista.
Por Zezé Weiss
De corpo peludo, coberto por cabelos ruivos, na verdade bem vermelhos, com os calcanhares virados pra frente e os pés virados pra trás, diz-se que o Curupira é muito respeitado entre comunidades indígenas, seringueiras e ribeirinhas, sobretudo por estar sempre protegendo a floresta e os seres que nela vivem.
O Curupira, dizem, é um ser do bem, mas muito ardiloso. Segundo contam, ele vive inventando ruídos e cantando ininteligíveis cantigas que mudam de tom segundo quem se aproxima.
Para seus amigos, os povos da floresta, ele só quer mesmo é pedir para que deixem um cigarro de palha e uma boa cachacinha no caminho por onde passa.
Contam que, como o Curupira é muito curioso, quando ele está bem agitado ou arranjando confusão, um bom jeito escapar de suas artimanhas é fazer um novelo com cipó e esconder bem a ponta.
Assim, contam, enquanto ele fica por horas entretido entretido com o novelo, a pessoa consegue ir embora, sem sobressaltos.
Já para quem destrói a floresta, são reservados os ruídos mais terríveis, os cantos mais ensurdecedores e a as pegadas em sentido contrário, para que se desorientem e se percam na mata. Mas, segundo o povo que “convive” com ele na floresta, é raro o Curupira atacar alguém.
Entretanto, quando isso acontece, pode ter certeza, o ataque foi muito bem merecido. É o que dizem.
Nota: Em algumas descrições o caipora é o mesmo curupira, só que com os pés habituais. Na maioria dos relatos, entretanto, caipora e curupira se equivalem, com os mesmos pés invertidos, para confundir quem entra na floresta para destruí-la.
Zezé Weiss – Jornalista. Com base em estórias ouvidas na Amazônia, nos escritos de Câmara Cascudo, em versões da lenda disponíveis na Internet, e em sua própria imaginação sobre este ser apaixonante do folclore brasileiro.
Respostas de 4
Parabéns!!! Excelente matéria sobre o Curupira. Está data precisa ser lembrado.
Parabéns!!! Excelente matéria sobre o Curupira.
Parabenizo, a nossa Xapuri, por nos deliciar com as lendas da floresta! Ao mesmo tempo, adoraria que, a lenda se tornasse real, e vários curupiras lutassem pela proteção do nosso maior tesouro. Se eles não existem, vamos nós Xapuri!!!
Magda, a Xapuri se alegra com seu comentário! Sim, vamos nós, curupiras…Feliz Natal!