Dione Torquato: primeiro secretário de juventude do CNS
Nasci na Floresta Nacional de Tefé-AM, sou filho e neto de seringueiros. Desde pequeno ouvi falar de Chico Mendes e de sua luta contra a destruição da floresta amazônica. Histórias de coragem e resistência para defender seu território ecoavam em meus ouvidos.
Por Dione Torquato
Sempre sonhei em conhecer sua cidade e sua casa, até que, em 2016, tive a felicidade, tive a honra de viver esse sonho, visitar Xapuri e a casa de Chico Mendes, na companhia de sua filha Angela, que conheci em Belém do Pará, no ano de 2013.
Chico, obrigado por ter lutado por nós. Obrigado por ter falado ao mundo sobre a importância de proteger a Amazônia e por dar voz aos nossos povos e territórios. Eu gostaria muito de ter tido a chance de conhecer você, para te dizer, pessoalmente, que a sua luta não foi em vão.
Hoje, aos 36 anos de idade e com duas filhas adolescentes, tenho a cada dia mais certeza de que fiz o que tinha que ser feito ao dedicar a minha vida a honrar sua história e a lutar pela continuidade de seu legado, que continua a inspirar muitas pessoas, especialmente nós, que ainda somos jovens.
Você está presente em cada semente plantada, em cada árvore protegida e em cada atividade de promoção de uma cultura de conservação e respeito à natureza. Você nos ensinou a amar e a respeitara a Amazônia, a lutar por nossas terras e por nossa dignidade.
Passados todos esses anos e diante de tantos desafios, cabe a cada um e a cada uma de nós continuar com sua luta, pois entendemos que jamais haverá igualdade social enquanto houver opressão sobre nossos povos.
Que não haverá justiça e inclusão enquanto nossos territórios estiverem sob o poder do grande capital. Que não há como construir sonhos enquanto a nossa liberdade estiver limitada pela ausência do Estado com suas políticas públicas.
Essa compreensão que hoje temos do mundo é porque lá atrás você, Chico, nos ensinou que outros mundos são possíveis quando lutamos por liberdade, igualdade e justiça socioambiental. Seu exemplo de coragem e amor pela vida jamais será esquecido.
Viva você, Chico Mendes!
Dione Torquato – Primeiro Secretário Nacional de Juventude do Conselho Nacional das Populações Extrativistas. Atual Secretário-Geral do CNS.