Flona: mais um retrocesso do Genocídio Brasil
Uma floresta nacional é uma unidade de uso sustentável com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica…
Por Iolanda Rocha e João de Deus de Souza
O conceito de Florestas Nacionais nasceu com o código florestal de 1934, que instituiu 4 tipos de florestas especialmente protegidas. Mais tarde, o código florestal de 1965 (Lei 477/65) reuniu as antigas tipologias, tipificando-as no conceito de Floresta Nacional.
Outros objetivos da Floresta Nacional podem incluir a proteção de recursos hídricos, de belezas cênicas e de sítios históricos e arqueológicos, assim como a educação ambiental e as atividades de recreação, lazer e turismo. É uma das categorias de áreas protegidas de uso sustentável estabelecidas pelo Sistema Nacional de Unidades de conservação da Natureza (SNVC).
No âmbito federal, a execução das ações do SNVC sobre as Florestas Nacionais é de responsabilidade do INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE – ICMBIO, devendo assim propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as Florestas Nacionais. As populações nacionais que habitam a FLONA à época de sua criação podem permanecer nela, em conformidade com o disposto em regulamento e no plano de manejo da unidade. Áreas particulares incluídas nos limites de uma FLONA devem ser desapropriadas de acordo com o que dispõe a lei, sendo que a situação fundiária dessas populações pode ser regularizada através da concessão de uso.
As Florestas Nacionais podem dispor de um Conselho Consultivo, os quais constituem-se de representantes dos órgãos públicos, de organizações da sociedade civil, e, quando presentes, das populações originárias e tradicionais residentes. A presidência de um conselho consultivo, contudo, é reservada ao órgão responsável pela administração da respectiva Floresta Nacional.
Na última semana de junho de 2021, vários meios de comunicação veicularam reportagens relatando ações de grileiros que invadiram a Floresta Nacional de Brasília, desmatando-a, para a extração ilegal de madeiras e evidentemente, visando a expansão do agronegócio nesta floresta, até então preservada e tão bem protegida pelas leis, estatutos e regimentos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Neste momento em que o país sofre com o genocídio perpetrado por este governo, em que a pandemia já dizimou mais de meio milhão de brasileiros e brasileiras, o mesmo se aproveita da crise sanitária e de saúde pública para “ passar a boiada” como disse o ministro ecocida Ricardo Sales, exonerado para fugir das investigações que já estavam em alto curso.
A extração de madeira ilegal na Floresta Nacional de Brasília, nos motiva a conclamar os cidadãos e cidadãs para a luta em defesa da preservação da FLONA, como principal área de nascentes que abastecem o Rio Descoberto e assegura o abastecimento de água a quase todo o Distrito Federal.
Iolanda Rocha – Educadora e Socioambientalista. João de Deus de Souza – Filósofo e Psicólogo.
Floresta Nacional do Antimany – Foto EcoAmazônia
Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!
[smartslider3 slider=13]
Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?
[smartslider3 slider=16]