Juan Carlos Carrasco Rueda: um grande companheiro
“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.” Bertolt Brecht
Por Júlio Barbosa de Aquino
Em março de 2023, fiz uma ótima viagem a Helsinki, na Finlândia, para um encontro com várias ONGs parceiras do CNS desde a década de 1990.
Em Helsinki, fui recebido pelo Ministro de Relações Exteriores, Pekka Haavisto, Ministro da Cooperação para o Desenvolvimento e Comércio Exterior, Ville Skinnari, me reuni com o Diretor para América Latina e Caribe do Ministério de Relações Exteriores, Lasse Keisalo, e acabei fazendo uma agenda de três horas com assessores do Ministério do Meio Ambiente da Finlândia.
Nessa maratona toda, quem me acompanhou foi Juan.
Tem sido assim desde que o CNS é o CNS. Foi assim em 1996, quando nossas entidades parceiras fizeram na Europa uma campanha intitulada Justiça para os Povos da Amazônia, quando visitaram a Finlândia e conheceram a KEPA – Finnish Service Centre for Development Cooperation, encontro que deu início a uma cooperação técnica e financeira de longo prazo que viabilizou excelentes resultados para as Reservas Extrativistas.
Foi assim também nas muitas viagens que fiz para o Estados Unidos e para outros lugares do planeta. Juan sempre me acompanha e me assessora.
Mas quando não tem viagem, esteja ele com sua amada Hilda curtindo os netos em Alter do Chão, dando um tempo no Paraná ou visitando o seu Chile natal, o camarada está sempre presente na minha vida e na vida do CNS.
De profissão, Juan é economista, mas ele é bom mesmo é de articulação, de organização das ações da luta política. Por isso, eu sempre digo que, se tem alguém imprescindível no CNS, esse alguém atende pelo nome de Juan Carlos Carrasco Rueda. Muito obrigado, Juan!
Júlio Barbosa de Aquino – Líder Extrativista. Parceiro de Chico Mendes nos Empates e Presidente do CNS. Foto de capa: Divugação.