O Conceito de Biodiversidade
Segundo a Comissão de Ciência e Tecnologia do Congresso dos Estados Unidos da América (OTA- Office of Technology Assessment, a Biodiversidade abrange a variedade e a variabilidade entre os organismos vivos e os complexos ecológicos nos quais eles ocorrem…
Da Revista Nossa Terra
Diversidade pode ser definida como o número de itens diferentes e sua frequência relativa. Por diversidade biológica, esses itens são organizados em muitos níveis, variando de ecossistemas completos a estruturas químicas que são a base moleculuar da hereditariedade. Assim, o termo engloba diferentes ecossistemas, espécies, genes e sua abundância relativa.
Desta conceituaçaõ, formalizada pela OTA em 1987, é possível depreender que a biodiversidade não é somente o número de espécies, como imagina a maioria das pessoas. É verdade que o número de espécies, em muitos casos, representa uma ideia vaga do que é a biodiversidade; mas, quando se trata deste assunto, devem ser incorporados na análise os fenômenos populacionais e os de comunidade. Tal fato torna a biodiversidade algo tão complexo quanto de difícil entendimento.
De maneira resumida, podemos dizerque a biodiversidade significa a “variedade da vida“. Do ponto de vista socioal e político, o conceito de biodiversidade está relacionado à perda de ambientes naturais e seus componentes, dada a preocupação que permeia diversos segmentos da sociedade e de governos. É o caso, por exemplo, da preocupação (e da necessidade) em cuidar dos complexos sistemas naturais amazônicos e de sua biodiversidade — que requerem a atenção especial, uma vez que o maior remanescente de floresta tropical chuvosa é a Amazônia.
Fonte: Nossa Terra: uma viagem às origens da vida. Fundação de Cultura Elias Mansur – FEM. Biblioteca da Floresta, 2010. Capa: FM News.
http://xapuri.info/os-guerreiros-do-arco-iris-e-os-office-boys-brasileiros/