O mistério dos petroglifos do Bisnau
O Sítio Arqueológico do Bisnau, localizado na Fazenda Taquari, pouco depois do povoado do Bezerra, no município de Formosa, Goiás, é formado por um espaço natural de 2.600 m2 de petroglifos (gravações em pedras), misteriosas formações geológicas com datação estimada entre 4,5 e 11 mil anos.
O Bisnau, como é conhecido na região, causa fascínio entre estudantes, cientistas e pessoas curiosas sobre o significado das inscrições, cujas interpretações variam desde orientações astronômicas até sinais de possíveis contatos com extraterrestres.
Do ponto de vista geológico, o Sítio Arqueológico do Bisnau são várias figuras em baixo-relevo concentradas em uma única grande pedra. Infelizmente as figuras estão completamente expostas à intempérie e já foram “maculadas” com pessoas passando giz ou pedras coloridas nas reentrâncias. Não há nenhum tipo de vigilância no local. A preservaçaõ fica a cargo da consciência de cada visitante.
Localizado a cerca de 120 km de Brasília – cerca de hora e meia de carro, e 40 km de Formosa, o acesso se dá pela BR-020 até o Bezerra, e de lá por estrada de terra até o Sítio Arqueológico. De Brasília a Formosa, a BR=020 é duplicada.
Perto do Sítio Arqueológico tem a Cachoeira do Bisnau. Para acessá-la, é preciso passar pela caso do Gilberto, dono da fazenda onde fica a cachoeira. A infraestrutura é precária, o acesso se dá por uma caminhada de meio km entre pedras, mas a visão, o conato com a natureza é fenomenal.