Parem Os Ataques Às Terras Indígenas

Parem Os Ataques Às Terras Indígenas

Aldeia Piaraçu sofre atentado

Associação Alternativa Terrazul repudia os ataques ocorrido na Aldeia Piaraçu no território indígena do Xingu. Prestamos solidariedade ao povo Kayapó nesses dias tão difíceis no seu território. Não podemos tolerar violência nas terras desses povos guerreiros que contribuem para a valorização socioambiental e para o cotidiano da história brasileira.

Em meio ao caos imposto pela pandemia da Covid-19, atentados e ameaças a integridade física dos territórios e povos indígenas são episódios frequentes em nosso país.

Na noite de 24 de agosto, foi a vez da aldeia Piaraçu sofreu um ataque. Dois indivíduos armados, em uma caminhonete Hillux de cor preta, por volta das 19:00h, destruíram a barreira sanitária construída pelos próprios indígenas para manter o isolamento social dos 2.423 Mebengokrê nesse período de pandemia.

A dead alligator on the banks of the Xingu River, amazon - BrazilApós destruírem a barreira, os indivíduos efetuaram 29 disparos e invadiram a terra indígena Capoto/Jarina, seguindo até a aldeia Piaraçu, colocando em risco a vida dos 327 Kayapó que lá vivem. Em seguida, partiram em alta velocidade rumo à cidade de São José do Xingu. Apesar da apreensão da comunidade, ninguém ficou ferido no ataque.

As lideranças da aldeia Piaraçu acionaram a polícia, que foi até o local da ocorrência dos fatos. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e os suspeitos estão sendo investigados.
De imediato, os indígenas estão mantendo distância da entrada do território para que não sejam surpreendidos por um novo ataque.

Fonte: repost @institutoraoni

Block

Salve! Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, em qualquer dia. GRATIDÃO!