Um menino preto sobe a rampa da esperança
Por Iêda Leal
Coube a Francisco Carlos do Nascimento e Silva, 10 anos, morador de Itaquera, na zona leste de São Paulo, nadador e torcedor do Corinthians, time do Presidente Lula, ser a única criança no grupo de representantes do povo brasileiro na entrega da faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva, depois de subir a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, no histórico dia 1º de janeiro de 2023.
“Eu sabia que estava representando todas as crianças, as crianças pretas, o esporte, principalmente a natação, o Corinthians, a natação do Corinthians. Para mim foi muito especial. Representei as crianças negras que têm sonhos para realizar e que têm objetivos grandes”, disse o menino Francisco, filho de uma assistente social negra e de um advogado negro, em entrevista à CNN.
Embora só tenha conversado com Lula pela primeira vez em dezembro de 2022, durante o Natal dos Catadores, organizado pela Associação Nacional dos Catadores, em São Paulo, Francisco conta que, no tempo da prisão de Lula, escreveu uma cartinha ao Presidente, dizendo que as crianças acreditavam em sua inocência e que viajou uma vez a Curitiba para dizer “Bom Dia, Presidente Lula”.
Também participaram da entrega da faixa ao Presidente Lula: Aline Sousa, catadora; Flávio Pereira, professor; Ivan Pereira, influencer PcD; Jucimara Fausto, cozinheira; Murilo Jesus, professor; Raoni Metuktire, grande líder e cacique indígena; e Wesley Rocha, metalúrgico. Francisco é o único que, até o momento, expressou o sonho de ser, uma dia, Presidente do Brasil. Viva o sonho de Francisco!
Iêda Leal –Secretária de Combate ao Racismo da CNTE; Secretária de Comunicação da CUT-GO; Tesoureira do SINTEGO; Coordenadora Nacional do Movimento Negro Brasileiro