UM PACTO COM A PERMANÊNCIA
A cada luta nossa na defesa de um mundo melhor, mais justo e mais solidário, o companheiro Athos Pereira estará sempre presente. O Sindicato dos Bancários de Brasília se soma na saudade, no respeito e nas homenagens ao imprescindível camarada Athos Pereira da Silva.
Eduardo Araújo – Presidente, Bancários Brasília
Athos permanece entre nós. Ele segue presente nos sonhos políticos que se tornaram realidade a partir do ideário de esquerda do Partido que ajudou a criar.
Heli Dourado
A sra. Erika Kokay (Bloco/PT-DF, como Líder.) – Eu começo a minha fala prestando minha profunda solidariedade a todos os familiares de Athos Pereira, [que] nos deixou, mas estará sempre em todas as pessoas que lutam pela democracia, pela liberdade, pelos direitos. Athos, que durante tantos anos ajudou a construir a Liderança do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores nesta Casa, nos deixou profundos ensinamentos, foi mestre de cada uma e de cada um de nós. Aqueles e aquelas que têm a noção exata de que nós temos que ter uma sociedade em que todas as pessoas possam viver plenamente a humanidade, sabem da importância de Athos Pereira. Diz o poeta que há pessoas que não morrem, apenas ficam encantadas.
Athos Pereira ficou encantado. E diz também o poeta que saudade não é sinônimo de ausência, que ela é presença. Há pessoas que têm um certo pacto com a permanência, porque ficam naqueles e naquelas que aprenderam com seus ensinamentos, com seus exemplos. Portanto, Athos Pereira estará sempre presente, sempre presente. Hoje nós estamos mais tristes, sem nenhuma dúvida, mas também estamos extremamente gratos e gratas por termos tido a oportunidade, nesta vida, que, diz o poeta, às vezes embrulha tudo, de conviver com Athos Pereira. Nossa profunda solidariedade à família, [com a] nossa convicção de que ele está presente, hoje e sempre. Vamos ver Athos Pereira em toda essa construção que este Brasil está fazendo na busca da eliminação das desigualdades.
Quando nós assistimos ao resultado do estudo da ONU que aponta que o Brasil reduziu por volta de 85% a insegurança alimentar severa, encontramos os ensinamentos de Athos Pereira e encontramos Athos Pereira. Quando olhamos para o que foram essas Olimpíadas, vemos que 100% das medalhas conquistadas pelo Brasil tiveram participação do Bolsa Atleta, criado por Luiz Inácio Lula da Silva alguns anos atrás. Lula criou o Bolsa Atleta que, segundo Rebeca [Andrade], a recordista em medalhas para o Brasil, é fundamental para que as pessoas possam desenvolver a sua potencialidade no esporte. É coisa do PT. É coisa de Lula. São marcas que nos deixa Athos Pereira. (…) Nós estamos vivenciando agora a devolução do Brasil para o povo brasileiro. Por isso, em cada ato de valorização de cada brasileiro e de cada brasileira, na diminuição da fome, na diminuição do desemprego, sabemos que ali está Athos Pereira. (…) que nos ensinou a coerência e o compromisso e nos mostrou como trançar com muita afetividade as trincheiras da própria vida. Athos Pereira, Presente!
Erika Kokay – Discurso proferido na Câmara dos Deputados, na noite do dia 13/08/2024, em homenagem a Athos Pereira da Silva.