Foto de Ana Mendes
Foto de Ana Mendes

CIMI lança Relatório sobre violência contra os povos indígenas no Brasil

CIMI lança Relatório sobre violência contra os povos indígenas no Brasil
 
Cimi lança nesta quinta-feira (27) amplo relatório sobre violência contra os povos indígenas no Brasil

Além do relatório anual, também será lançada publicação com levantamento sobre os principais parlamentares anti-indígenas do Congresso Nacional

(Brasília – DF) – O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) fará nesta quinta-feira (27/9) o lançamento do Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – Dados de 2017. O evento acontecerá às 14h30, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, e contará com a presença de lideranças dos povos Karipuna e Akroá-Gamella.

Publicado anualmente, o relatório é o principal instrumento de denúncia do Cimi, tanto no Brasil como no exterior, sobre a perversa realidade vivida diariamente por estes povos no país. A publicação apresenta dados sobre diferentes aspectos de violências e violações de direitos praticadas, tanto físicas, como assassinato, ameaça de morte, homicídio culposo e violência sexual, como simbólicas, que são os casos de racismo, discriminação e abuso de poder

CAMISETAS XAPURI
camiseta Lula o pai Ta on
vamos juntos pelo Brasil
Rir é um ato de resistir
No meu peito e teu bate um sonho igual
Che Guevara Preta
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

Toda Camiseta da Loja Xapuri é uma declaração de esperança, uma expressão de solidariedade, um compromisso com a resistência.

Visitar Loja

São sistematizados também dados de violências contra o patrimônio dos povos, como a omissão e morosidade na demarcação das terras indígenas, a invasão possessória e a exploração ilegal de recursos naturais, e informações referentes à omissão do poder público na desassistência à saúde e educação indígena, mortalidade infantil e suicídio. Artigos escritos por indigenistas e antropólogos contextualizam e analisam estes dados.
A dramática existência dos povos indígenas isolados (que evitam contato com a sociedade não indígena) foi tema de um artigo específico. Também receberam atenção especial o povo Akroá-Gamella, do Maranhão, que sofreu um violento ataque devido à sua resiliência em lutar pelo território tradicional e o povo Karipuna, cujas terras estão sendo drasticamente desmatadas, griladas e loteadas em Rondônia. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), está “em curso um eminente processo de genocídio deste povo”.
Além de André Karipuna e uma liderança indígena do povo Akroá-Gamella, também compõem a mesa do evento de lançamento do relatório o presidente do Cimi Dom Roque Paloschi, os organizadores da publicação, Lúcia Rangel e Roberto Liebgott, o secretário executivo do Cimi, Cleber Buzatto e o Subsecretário Adjunto Geral da CNBBpadre Antônio Silva da Paixão – o padre Nequinho.
No mesmo evento, também ocorrerá o lançamento da publicação “Congresso Anti-Indígena: Os parlamentares que mais atuaram contra os direitos indígenas”. A publicação, organizada pelo Cimi, apresenta um levantamento sobre os 50 principais parlamentares com atuação anti-indígena no Senado e na Câmara Federal, além de trazer uma lista dos principais projetos que ameaçam os direitos indígenas no país e artigos analisando a conjuntura política.
Ainda, na quinta-feira, será divulgada a atualização da plataforma Caci –Cartografia de Ataques Contra Indígenas, um mapa digital dos assassinatos de indígenas no Brasil.
Serviço
O que – Lançamento do Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – Dados de 2017
Quando – Dia 27 de setembro, às 14h30
Onde – Sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Setor de Grandes Áreas Norte (SGAN), quadra 905, Bloco C (próximo ao autódromo) CEP 70297-400 – Asa Norte, Brasília – DF Telefone 61 2103-8300
Mais informações: Assessoria de Imprensa do Cimi – Tiago Miotto: 61 996904454 e Michelle Calazans: 61 996416256
Fonte: CIMI


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Leia a Revista Xapuri 81



QUERO ASSINAR

 

CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO
COM SEU APOIO, NÓS FAZEMOS A XAPURI ACONTECER. DOE AGORA. QUALQUER VALOR, VIA PIX.
IMG_8019
ABRA O APLICATIVO DO SEU BANCO, APONTE PARA O QR CODE E, PRONTO, É SÓ DOAR. GRATIDÃO!