Hiji, a pamonha de mandioca
Em Goiás, fazemos a pamonha com o milho ralado, de sal ou de doce. Em outras partes do Brasil, existe outro tipo de pamonha, de origem indígena, feita com a massa de mandioca.
Por Lúcia Resende
Nos dois casos, a massa é envolta em folhas. Para a pamonha de milho, usamos as próprias folhas que cobrem a espiga de milho. Para a hiji, as mulheres indígenas usam a folha de bananeira, e o hábito foi mantido pelas quitandeiras.
Nas áreas mais urbanizadas, em geral amarramos as pamonhas com cordões de algodão. Nas aldeias indígenas usam-se embiras das árvores, em especial a embira da bananeira ou da bocaiúva (ou macaúba), que também conhecemos como coco xodó.
Outra diferença é que as indígenas preparam a hiji com a mandioca pura, sem qualquer acréscimo, mas há adaptações, com inclusão de outros ingredientes, que é a receita que trazemos.
INGREDIENTES
Aproximadamente 2 Kg de mandioca
3 ovos
4 colheres de manteiga ou margarina (derretida) ou óleo
1 ½ xícara de açúcar
1 ½ xícara de queijo ralado
100 g de coco ralado
1 garrafinha de leite de coco
1 pitada de sal
Canela (opcional)
Folhas de Bananeira
Barbante ou embiras
MODO DE FAZER
Descasque e rale a mandioca. Esprema em um pano para tirar o excesso de amido. Acrescente os outros ingredientes, batendo antes os ovos, clara e gema juntos. Embrulhe na folha de banana (é bom passar a folha em água fervente, para amaciar). Amarre cada hiji com embira ou cordão. Coloque para cozinhar em água fervente. Em quinze minutos, fica pronta para servir.
Obs.: Se quiser a hiji salgada, é só tirar o açúcar e aumentar o sal. Para pessoas alérgicas a leite, é só tirar o queijo.
Lúcia Resende – Professora e servidora pública aposentada. Revisora voluntária da Revista Xapuri desde a primeira edição, publicada em novembro de 2014.