POR QUE OS ESTADOS UNIDOS QUEREM ATINGIR O PIX?
Prático, ágil e popular. O Pix definitivamente caiu nas graças do povo brasileiro. Porém, enquanto a funcionalidade introduzida pelo Banco Central (BC) em 2020 é unanimidade nacional, os Estados Unidos observam com incômodo o sistema de pagamento instantâneo.
Por Murilo da Silva
Prático, ágil e popular. O Pix definitivamente caiu nas graças do povo brasileiro. Porém, enquanto a funcionalidade introduzida pelo Banco Central (BC) em 2020 é unanimidade nacional, os Estados Unidos observam com incômodo o sistema de pagamento instantâneo.
Desde o ano passado, o governo norte-americano ameaça a ferramenta brasileira com a investigação oficial sobre práticas comerciais conduzida pelo Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR).
O caso correu pela Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, que permite à agência governamental impor sanções e retaliações unilaterais. Nesta semana, a investigação terminou. O relatório final indicou que o Brasil conduz práticas comerciais desleais e propôs a aplicação de tarifas de 25% sobre mercadorias brasileiras.
Dentre as alegadas práticas desleais, rechaçadas pelo governo brasileiro, o Pix aparece como vilão: “tem prejudicado injustamente as empresas americanas que atuam em serviços concorrentes de pagamento eletrônico”, indica o documento.
Em nota, o Palácio do Planalto sustenta que os EUA obtiveram superávit comercial em relação ao Brasil nos últimos 15 anos, além de indicar que a investigação ocorreu provocada pela família Bolsonaro. “Não há justificativa para essas medidas unilaterais contra o nosso país ou contra patrimônios brasileiros como o Pix”, destaca o governo brasileiro.
INCÔMODO DOS EUA
Ainda que sem uma citação direta, a colocação do relatório da USTR deixa explícito o interesse norte-americano sobre o Pix. No entendimento deles, o sistema de pagamentos instantâneo tem prejudicado empresas dos EUA que atuam no setor, ou seja, as grandes operadoras de cartão de crédito.
Entre os especialistas no tema, é apontado que Visa e Mastercard são as principais interessadas no caso e atuam junto ao governo Trump. Também há o interesse da MetaPay, carteira digital de Mark Zuckerberg que utiliza o WhatsApp e o Facebook. A empresa não encontrou espaço no mercado brasileiro e atribui isso ao Pix.
Portanto, existe cobiça dessas empresas pelo controle da operação do Pix, uma vez que descontinuá-lo hoje parece impensável devido à sua inserção na economia brasileira.
Nesse sentido, a Casa Branca tenta minar o governo brasileiro com uma nova taxação para ver se consegue algum avanço sobre o controle do Pix, sendo que o sistema deixará de ser gratuito se cair nas mãos da Visa, Mastercard ou MetaPay. É por esse motivo que o presidente Lula acusa Flávio Bolsonaro de cometer crime de lesa-pátria, ao auxiliar interesses estrangeiros contra a própria nação.
A ofensiva do governo dos EUA pode estar mais relacionada ao MetaPay. Conforme relata, o Banco Central e o Cade, em junho de 2020, suspenderam os pagamentos que o WhatsApp começava a oferecer, para avaliar os riscos e a eficiência no sistema de pagamentos do Brasil.
“O sistema de pagamentos do WhatsApp foi liberado mais tarde quando o Pix já operava plenamente. Imagino que a Meta, que atualmente está muito vinculada com o governo Trump, não deve ter ficado satisfeita”, explicou o professor de economia da UFRRJ, Marcelo Pereira Fernandes, ao Portal Vermelho.
Na avaliação do economista, é difícil considerar as argumentações do governo dos EUA, uma vez que qualquer instituição financeira norte-americana que atue no Brasil pode oferecer aos clientes a ferramenta. Assim, o que sobra é o jogo político para tentar tirar alguma vantagem ou influenciar nas eleições de 2026.
“Provavelmente, o Pix faz parte do pacote para tentar criar o caos e influenciar as eleições presidenciais de outubro. O que é um tiro no pé, já que o sistema é absurdamente popular e isso irá se refletir negativamente na candidatura que agora Washington resolveu apoiar explicitamente [de Flávio Bolsonaro]”, considera o professor.

Murilo da Silva – Jornalista. Texto editado por limitações de espaço. Veja a matéria completa no Portal Vermelho: https://vermelho.org.br/2026/06/03/por-que-os-estados-unidos-querem-atingir-o-pix/
Imagens: Reprodução










