Pesquisar
Close this search box.

Moqueca de Peixe da nossa herança indígena

Moqueca de Peixe: herança da nossa culinária indígena

Com uma variação aqui ou acolá, a moqueca de peixe tem origem na culinária indígena e é uma comida tradicional da cozinha brasileira.  As mais famosas são a capixaba e a baiana, sendo que a baiana tem temperos mais fortes e a presença do azeite de dendê, hábito adquirido com os africanos que para cá foram trazidos sob regime de escravidão, no período colonial…

Por Lúcia Resende 

A receita que trazemos nesta edição não é nem uma nem outra, mas toma de empréstimo uma e outra, acrescenta o açafrão goiano e ainda junta um tiquinho da Ásia, para acentuar o sabor. Como cheguei até ela? Experimentando, ora bolas! E, podem apostar, é uma delícia!

Fundamental: deve ser preparada em panela de barro.

moq3

Ingredientes

1 kg de surubim cortado em postas (ou outro peixe sem espinhas)

1,5 kg de tomates bem maduros cortados em cubos

2 cebolas médias cortadas em cubos

1 colher de sopa de azeite de dendê

1 vidro de leite de coco

1 pimentão verde cortado em lasquinhas

1 folha pequena de louro

1 colher de sobremesa rasa de açafrão

1 colher de chá de colorau

1 pitadinha de curry

1 pitada de açúcar

2 dentes de alho bem amassados

Sal, pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro e malagueta (opcional), coentro e cebolinha a gosto

Farinha de mandioca o quanto baste

Modo de fazer

  1. Lave bem as postas de peixe, passe uma água fervendo e escorra rapidamente. Em seguida, tempere com sal, um pouquinho do alho, pimenta-do-reino e de cheiro (opcional), um pouco da cebola e do pimentão. Reserve.
  2. Na panela de barro, coloque o azeite de dendê, doure bem o alho restante. A seguir, junte o louro, o açafrão e a cebola, mexendo e deixando refogar até ficar com aparência vitrificada. Na sequência, o curry, o colorau, o açúcar, os tomates e o sal. Deixe cozinhar até que os tomates estejam quase desmanchados. Aí, coloque o restante do pimentão e as postas de peixe – uma a uma –, mergulhando-as inteiramente no molho. Deixe ferver, prove e corrija o sal, se preciso. Com uma concha, vá retirando o excesso de caldo e colocando em outra panela (de barro, se possível), para fazer o pirão. Quando o peixe estiver cozido, acrescente o leite de coco (reservando um pouco para o pirão), incorpore e polvilhe com coentro e cebolinha. Sirva bem quente, com arroz branco e pirão.

Pirão

Para o pirão, basta usar o caldo retirado durante o cozimento (se preciso, para aumentar, pode-se acrescentar um pouco de água, lembrando de conferir o sal), acrescentar leite de coco, pimenta-malagueta, coentro, cebolinha, e engrossar com farinha de mandioca, deixando cozinhar por cerca de 5 minutos.

Lúcia Resende – Quituteira


Krenak


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

PHOTO 2021 02 03 15 06 15


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.

COMPRE AQUI

Capa Caminhando na Floresta 1560x2050 px Amazon 1

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 115
REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes